A hora do banho do seu cão requer muita atenção e cuidados

Saiba com que frequência dar o banho, quais produtos usar e como realizar a higienização

Manter seu cachorro limpo e cheiroso não é uma tarefa muito fácil, isso porque, diferentemente dos humanos, os cães devem tomar muito menos banhos e evitar cosméticos muito pesados.

Pensando nisso, o médico veterinário Marcelo Quinzani, diretor-clínico do Hospital Veterinário Pet Care, concedeu uma entrevista falando sobre o momento de higienização do seu pet. Confira os trechos mais importantes publicados no blog Pet Care Centro Veterinário.

Cuidado com o banho dos pets

1. Quantos banhos o cachorro deve tomar por semana?

Segundo o veterinário, os cachorros devem tomar banho uma vez por semana ou uma vez a cada 15 dias. Ele explica: “os cães podem tomar banhos semanalmente, ou a cada 15 dias. Depende de quanto se sujam [alguns cães que saem todo dia à rua podem voltar sujos], ou mesmo na dependência do tipo de pelagem, eles podem requerer banhos mais frequentes”.

Um dos cuidados principais é com os olhos e ouvidos na hora do banho

2. Essa regra vale para os gatos?

Os gatos também devem tomar banho. “Normalmente, os gatos são mais limpos. Eles fazem a higiene do pelo [lambem-se] todos os dias. No caso dos gatos, um banho por mês pode ser suficiente, mais com o intuito de retirar os pelos mortos, assim como a escovação do pelo, que pode ser diária. Alguns gatos podem tomar banhos com intervalos de meses”, afirma Marcelo.

3. Posso dar banho em casa no meu pet?

De acordo com o especialista, sim. Porém é preciso reservar um local seguro para a tarefa e realizá-la com produtos adequados. “O único profissional que poderá indicar um shampoo ideal é o médico veterinário. Muitas vezes, aos olhos do leigo, parece que o pelo está bom, mas, aos olhos do profissional, isso não é uma verdade. Cabe a ele decidir o tipo de shampoo”.

4. Qual é a temperatura da água?

“A temperatura da água deve ser morna, para que o banho se torne agradável. Água muito fria ou muito quente pode tornar o banho desagradável. Nos dias quentes, pode-se optar por banho com água em temperatura ambiente”, aconselha Quinzani.

5. Posso usar secador para retirar a água dos pelos do animalzinho?

O profissional aconselha primeiro usar a toalha para retirar o excesso. Em seguida, use o secador. “O ideal é utilizar um secador com temperatura amena. O melhor é primeiro secar muito bem com uma toalha e depois secar com um secador, tomando cuidado com a temperatura, para não queimar o pelo do animal”.

6. Como devo proteger os olhos e os ouvidos do pet?

Essas são regiões sensíveis que merecem atenção. “Antes de iniciar o banho, deve-se colocar algodão nos ouvidos, para evitar a entrada de água, com o cuidado de não colocar um volume muito pequeno de algodão que entre no ouvido e depois não consiga ser retirado. Deve-se tomar cuidado especial com olhos e ouvidos”.

7. Os filhotes também precisam de banho?

De acordo com o veterinário Quinzani, a higienização dos pequenos deve começar a partir dos 40 dias de idade. No entanto, ela deve ser feita somente em casa e não em pet shops. “O banho, por si só, não faz mal ao filhote, mas a situação de estresse, assim como o contato com outros animais, pode predispor o bichinho à algumas doenças, principalmente viroses, no caso de indivíduos com vacinação incompleta. Assim, recomendamos a limpeza, se necessário, com um banho sob orientação e cuidados de um médico veterinário”, recomenda o especialista.

 

Via Clube para Cachorros

Deixe um comentário